IV Seminário de Alinhamento

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 01h03 | Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2018, 01h05 | Acessos: 394

No período de 5 a 9 de novembro os servidores (técnica e docentes) e uma estudante do ProfEPT

do IF Sudeste MG, participaram do IV SEMINÁRIO DE ALINHAMENTO CONCEITUAL DO ProfEPT. O evento aconteceu em Goiânia – GO e contou com mais de 400 participantes dos Institutos Federais (IFs) de todas as regiões do país.

O ProfEPT é o primeiro Mestrado profissional ofertado em rede nos IFs, com vagas tanto para servidores quanto para a comunidade em geral. Atualmente, conta com mais de 1200 estudantes matriculados.

O evento teve por objetivo o alinhamento conceitual da Rede e o fortalecimento dos Institutos Federais diante do cenário de incertezas. Para a coordenadora local do ProfEPT, Professora Beatriz Brasileiro “este seminário é um momento de formação do corpo docente, na busca da consolidação de uma identidade para o ProfEPT, a partir de bases teóricas importantes para a Educação Profissional e para melhorias de processos de ensino e de aprendizagem em espaços formais e não formais da EPT.”

A programação abordou os seguintes temas :“Formação para e no trabalho”, “Avaliação CAPES e a Área de Ensino”, “Pesquisas de Mestrado Profissional: trajetórias e estado atual (Mestrandos do ProfEPT)”, “O Currículo Integrado na EPT” e ainda contou com  encontros paralelos como o II Encontro de Representações Estudantis das Instituições Associadas do ProfEPT.e o I Encontro das Secretarias das Instituições Associadas do ProfEPT. Outro ponto forte do Seminário é a reunião dos Grupos de Trabalho por Disciplinas Obrigatórias e Eletivas do curso em Rede.

Para a estudante Josy, representante discente do Polo IF Sudeste MG “O seminário atendeu a todas as expectativas, com espaços para aprendizagem e interação. Fortaleceu a identidade da rede federal e reafirmou seu objetivo de uma educação de qualidade para a classe trabalhadora. Palestrantes alinhados e abordando temáticas de interesse dos vários segmentos que compuseram o evento.”

Ao final do IV Seminário, foi lido o documento Carta de Goiânia, que apresenta o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) e busca fortalecer a Rede Federal. Conheça aqui o documento na íntegra.