Publicação na Revista Synesis

Publicado: Domingo, 12 de Maio de 2019, 15h52 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 20h07 | Acessos: 110

Trabalho “REFLEXÕES SOBRE TÉCNICA E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL” do aluno Jonatan Rocha é publicado.

Como um dos produtos acadêmicos fruto de sua produção científica no mestrado profissional, o estudante da primeira turma do PROFEPT IFSUDESTEMG Jonatan Rocha juntamente com seu orientador Prof. Helton Nonato, integraram a equipe que publicou recentemente o artigo “REFLEXÕES SOBRE TÉCNICA E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL”.

O material traz uma reflexão sobre o espaço que tem sido destinado à educação não-formal dentro da escola, evidenciando-se os aspectos técnico-científicos enquanto modalidade que contribui sobremaneira para a formação dos sujeitos, além de propiciar transformações da realidade tanto individual quanto coletiva para as questões ambientais da sociedade moderna.

O tema central do trabalho de mestrado do Jonatan aborda a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nas instituições federais de ensino e revela-se como potencial ferramenta para a participação da comunidade acadêmica interna gerando impactos na comunidade externa. Segundo o autor, uma política pública pode apresentar bons resultados para o processo de ensino-aprendizagem abordado pela Educação Ambiental, bem como colaborar mais efetivamente na gestão dos espaços acadêmicos promovendo a participação da comunidade. Estes são elementos fundamentais para a mudança de atitudes e de comportamentos pessoais, profissionais e institucionais voltados para uma ação ambiental mais consciente e integradora, desde que estejam imersos e mesclados nos espaços formais e não-formais da EPT.

Link do artigo: