Bibliografia para 2020 é divulgada

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 23h43 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 23h46 | Acessos: 44

Toda a bibliografia que versa sobre a EPT está disponível on-line.

“Formação no e para o trabalho”, “A educação para além do capital” e “História e política da educação profissional” são alguns dos textos que fazem parte das indicações bibliográficas que embasaram o próximo exame do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Segundo a coordenação do processo seletivo do ProfEPT, toda a bibliografia está disponível on-line. São dez obras que versam sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem.

O edital para oferta de novas turmas está previsto para 2 de dezembro de 2019. O Programa disponibilizará mais de 900 vagas para todo o País.

Acesse aqui as indicações bibliográficas

Histórico do ProfEPT – Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2016, o programa foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) um ano depois, tendo iniciado em 18 Institutos Federais distribuídos por 14 Estados brasileiros.

O primeiro processo seletivo, em 2017, ofertou 401 vagas para 18.864 candidatos confirmados dentre 26.410 inscritos. Naquela época, a demanda já sinalizava para a necessidade de expansão, sendo incluídas mais 18 novas instituições da Rede.

Em 2018, no segundo processo seletivo, foram ofertadas 820 vagas para 30.082 candidatos confirmados e 41.572 inscritos. Foi quando constatou-se que havia uma demanda ainda não atendida, principalmente na Região Norte. Por essa razão, o Comitê Gestor do Programa, abriu novo processo de credenciamento com inclusão de mais quatro instituições, sendo três delas daquela área.

Números atuais – Atualmente o ProfEPT conta com 414 docentes permanentes e 2.140 estudantes em curso. De 2018 até o final de 2019 serão realizadas mais de 400 defesas de mestrandos da primeira turma.

ProfEPT – A Coordenação Nacional do Programa cabe ao Ifes, sendo o Comitê Gestor, a Comissão Acadêmica Nacional e as Comissões Acadêmicas Locais responsáveis pela condução administrativa e pedagógica.