Palestra: Os desafios para uma educação tecnológica e popular
“Os desafios para uma educação tecnológica e popular”
MSc. Júlio Cesar Pereira Monerat
Doutorando em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) com a dissertação “ Potencialidades e limites da territorialidade camponesa agroecológica frente à insustentabilidade do capital”;. Possui graduação em História - Faculdades Integradas de Cataguases-MG (1992) e Especialização em Didática do Ensino Superior pela Fafi-Pronafor de Além Paraíba- MG (1995). É professor de História do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé, atuando nos Cursos Técnicos Integrados de Agroecologia, Eletrotécnica, Informática e PROEJA de Orientação Comunitária. Entre 2001 e 2009 trabalhou como professor efetivo de História na Rede Pública Estadual de Minas Gerais. De 1988 a 2010 exerceu a função de fotógrafo profissional na JL Fotografias Ltda., em Leopoldina-MG, atuando nas áreas de fotografia social, estúdio e publicitária, além de vídeo, e edição de imagens digitais.
Comentários dos mestrandos:
O professor levou os alunos a refletirem em qual espaço do cotidiano pode acontecer a tomada de consciência em si e demonstrou alguns exemplos. Apontou a Escola como um lugar para debate teórico, compartilhamento de esperança e horizonte de transformação. Indicou que lá pode ocorrer as transformações práticas que se dariam para além do desenvolvimento da cidadania, para emancipação humana do ser social.
Géssica Braga Brum Bertholdo
Muriaé/MG
Aos alunos do mestrado foi possível clarificar ainda mais os conceitos das bases conceituais que permeiam a educação profissional e tecnológica, demonstrando que é um desafio formar as pessoas para além do mercado de trabalho. A palestra demonstrou como o sistema capitalista e suas características alienantes se colocam como uma barreira no processo de formação plena e emancipatórias dos indivíduos. Ressalta-se a necessidade do rompimento dessa barreira através de uma luta contra hegemônica à concepção produtivista da educação demandada pelo mercado capitalista e seu modo de produção e de relação com a sociedade.
Jonatan Rocha Gomes
Magé/RJ