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Palestra: Formação Tecnológica e Profissional

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 16h01 | Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 16h00

“Formação Tecnológica e Profissional: desafios para sua implementação”

Convidada: Dra. Jalmira Fiuza

 

Possui Graduação em Pedagogia - Supervisão Pedagógica pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1989), Pós-graduação (1992) e Mestrado (2005) em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Doutora em Educação pela UFMG/FaE. Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais: de Projeto Arquitetônico no Curso Técnico de Edificações, de Desenho Técnico no Curso de Graduação em Engenharia de Automação Industrial e no Curso de Engenharia de Minas e, de Metodologia Científica no Curso de Pós-graduação em Gestão Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação tecnológica, educação profissional, reforma do ensino técnico, metodologia científica, desenho técnico.

 

Comentários dos mestrandos:

 

“ Você entende de nutrição? Não, eu entendo de fome.”

O diálogo do filme é utilizado pela palestrante como forma de exemplificar que não existe uma fórmula pronta para ensinar. É necessário compreender o aluno, conhecer o que ele sabe e o que pode ser utilizado para ensiná-lo. No filme, a fome pode ser utilizada para educar sobre nutrição, de igual forma alguma característica do aluno pode ser utilizada para ensinar algo novo a ele. Afinal, “a diversidade não é o problema, é a solução”.

Wallacy Oliveira Pasqualini

Juiz de Fora/MG

 

Existe a necessidade de uma leitura criteriosa sobre a formação do docente que leciona na Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológico, tendo como cerne a pessoa desse profissional, buscando compreender seu cotidiano no que se refere ao exercício da profissão. O trabalho docente acontece em um ambiente marcado por elementos da cultura institucional ao mesmo tempo em que carrega as marcas da subjetividade docente e demais atores escolares.

Carla Cristina Vicente

Ouro Preto/MG

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