Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Palestras proferidas na disciplina "Seminário de Pesquisa"

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 14h58 | Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 16h01

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT

Seminário de Pesquisa 2017

A disciplina de Seminário de Pesquisa objetiva apresentar a atualidade das pesquisas em ensino e educação. Por isso, estuda as temáticas que envolvem as linhas de pesquisa do programa, tendo como foco o desenvolvimento de pesquisa aplicada aos processos de ensino, em espaços formais e não formais, ao desenvolvimento e análise de materiais didáticos e ao uso de tecnologias para melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.

Deste modo, em 2017, a disciplina contou com a colaboração de profissionais especializados em diferentes campos de atuação da Educação Profissional e Tecnológica de interesse do programa e dos próprios mestrandos. A inovação presente na proposta pode ser visualizada nos comentários dos mestrandos presentes nas palestras ministradas.

As palestras ofertadas foram:

“D(R)eforma do Ensino Médio” - Convidados: Dra. Rafaela Reis e MSc Tiago Fávero (+saiba mais);

“Ações inclusivas no âmbito do IFSUDESTEMG: um processo em construção” - Convidada: MSc Wanessa Moreira de Oliveira (+saiba mais);

“Formação Tecnológica e Profissional: desafios para sua implementação” - Convidada: Dra. Jalmira Fiuza (+saiba mais);

“Os desafios para uma educação tecnológica e popular” - MSc. Júlio Cesar Pereira Monerat (+saiba mais);

“A prática educativa em perspectiva histórica: reflexão sobre os desafios de ensinar” - Convidada: Dra. Patrícia Merlo (+saiba mais).

 

Além dos convidados externos, os professores Membros do Colegiado do Mestrado Profissional, também deram suas contribuições ao longo do semestre:

Profa. Edivânia Maria Duarte, Doutora em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa, do Campus Muriaé, explanou sobre métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa.

Prof. Alex Fernandes da Veiga Machado, doutor em Computação pela Universidade Federal Fluminense, do campus Rio Pomba, ofertou seus conhecimentos e a capacidade de colaboração de sua equipe do LAMIF na confecção dos produtos educacionais.

Prof. Natalino da Silva Oliveira, Doutor em Literatura Comparada pela UFMG e Doutor em Literatura de Língua Portuguesa, do campus Muriaé, deu ênfase aos produtos educacionais a serem produzidos pelo programa e coordenou a disciplina.

Prof. Helton Nonato, doutor em Ciências Ambientais pela Universidade de Wageningen/Holanda, do campus Rio Pomba dedicou-se às metodologias participativas e coordenou a disciplina.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página